classificações para a Perturbação do processamento Auditivo central

Há atualmente diversas classificações para a Perturbação do processamento Auditivo central. Citaremos uma classificação que não reflecte melhores ou piores classificações, ou seja, seguidamente serão usados alguns termos que acreditamos serem úteis para entender os códigos que nos aparecem nos relatórios de avaliação.

* Descodificação – neste casos há prejuízo dos processos envolvidos na aquisição de conhecimentos pela habilidade de integrar auditivamente eventos sonoros (análise e síntese auditiva). A descodificação é responsável pela análise acústica dos sons. Uma disfunção deste tipo resulta numa inabilidade para atribuir significado à informação sensorial auditiva quanto à análise do sistema fonémico da linguagem.

* Codificação – crianças com défict de Codificação tem prejuízo dos processos envolvidos na aquisição de conhecimentos adquiridos pela habilidade de integração de informações sensoriais auditivas, e das auditivas com outras informações sensoriais não auditivas ( actividades figura-fundo). Neste casos, há uma incompetência para integrar informações sensoriais auditivas e associá-las com outras informações sensoriais.

* Organização - prejuízo dos processos envolvidos na organização geram dificuldade na aquisição de conhecimentos adquiridos como a habilidade de sequencializar eventos sonoros no tempo (memória). A organização refere-se à análise acústica da sequência de sons numa palavra, numa frase e num discurso. A perturbação do processamento auditivo do tipo Organização resulta na inabilidade de representar eventos sonoros no tempo. A criança terá dificuldade, por exemplo, em perceber qual foi a ordem em que o som ocorreu.

* DESCODIFICAÇÃO NÃO VERBAL – refere-se a uma dificuldade na análise acústica dos aspectos não verbais da comunicação. A perturbação do processamento auditivo do tipo Descodificação Não-Verbal resulta em dificuldades na prosódia, entoação, acentuação......

by Mariluce Caetano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Site Para Criar Atividades Pontilhadas - http://twistynoodle.com